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Ed. Infantil
Pré I e Pré II

Ens. Fundamental
1º ao 5º ano

Ens. Fundamental
6º ao 9º ano


Educação Infantil - Pré I e Pré II

Na LDB/96, a Educação Infantil foi definida como primeira etapa da Educação Básica. A Educação Infantil atenderá os requisitos legais emanados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2009.

A Educação Infantil tem como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.

As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:

  • Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

  • Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

  • Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

Na observância das Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:

  • Oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;

  • Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;

  • Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;

  • Promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;

  • Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico- racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.

Eixos do currículo:
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que:
  • Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;

  • Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

  • Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

  • Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;

  • Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

  • Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;

  • Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade;

  • Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

  • Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;

  • Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;

  • Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;

  • Possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

Avaliação na Educação Infantil

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:

  • A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;

  • Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);

  • A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);

  • Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;

  • A não retenção das crianças na Educação Infantil.

Compreendendo que a avaliação é um processo importante que possibilita ao professor analisar, refletir e replanejar as suas ações pedagógicas, realizando tomadas de decisão no sentido de oportunizar o desenvolvimento de cada criança e do grupo com o qual trabalha. Para tanto, é fundamental avaliar a criança na sua totalidade, realizando registros diários, descrevendo sua trajetória (dificuldades e avanços) sua vivência na instituição, bem como as intervenções pedagógicas que se fizerem necessárias.
A síntese desse processo será divulgada na presença dos pais ou responsáveis, semestralmente, por meio de Relatório de Acompanhamento do Desenvolvimento destas crianças, conforme cronograma previsto pela escola.

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