Educação Infantil -
Pré I e Pré II
Na LDB/96, a Educação
Infantil foi definida como primeira etapa da Educação
Básica. A Educação Infantil atenderá os requisitos
legais emanados pelas Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil, 2009.
A Educação Infantil tem como
objetivo garantir à criança acesso a processos de
apropriação, renovação e articulação de conhecimentos
e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o
direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança,
ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência
e à interação com outras crianças.
As propostas pedagógicas de
Educação Infantil devem respeitar os seguintes
princípios:
-
Éticos: da autonomia, da
responsabilidade, da solidariedade e do respeito
ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes
culturas, identidades e singularidades.
-
Políticos: dos direitos de cidadania, do
exercício da criticidade e do respeito à ordem
democrática.
-
Estéticos: da sensibilidade, da
criatividade, da ludicidade e da liberdade de
expressão nas diferentes manifestações artísticas
e culturais.
Na observância das
Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições
de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram
plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:
-
Oferecendo condições e recursos para que
as crianças usufruam seus direitos civis, humanos
e sociais;
-
Assumindo a responsabilidade de
compartilhar e complementar a educação e cuidado
das crianças com as famílias;
-
Possibilitando tanto a convivência entre
crianças e entre adultos e crianças quanto à
ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes
naturezas;
-
Promovendo a igualdade de oportunidades
educacionais entre as crianças de diferentes
classes sociais no que se refere ao acesso a bens
culturais e às possibilidades de vivência da
infância;
-
Construindo novas formas de sociabilidade
e de subjetividade comprometidas com a ludicidade,
a democracia, a sustentabilidade do planeta e com
o rompimento de relações de dominação etária,
socioeconômica, étnico- racial, de gênero,
regional, linguística e religiosa.
Eixos do currículo:
As práticas pedagógicas que compõem a proposta
curricular da Educação Infantil devem ter como eixos
norteadores as interações e a brincadeira
e garantir experiências que:
-
Promovam o conhecimento
de si e do mundo por meio da ampliação de
experiências sensoriais, expressivas, corporais
que possibilitem movimentação ampla, expressão da
individualidade e respeito pelos ritmos e desejos
da criança;
-
Favoreçam a imersão das
crianças nas diferentes linguagens e o progressivo
domínio por elas de vários gêneros e formas de
expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e
musical;
-
Possibilitem às crianças
experiências de narrativas, de apreciação e
interação com a linguagem oral e escrita, e
convívio com diferentes suportes e gêneros
textuais orais e escritos;
-
Recriem, em contextos
significativos para as crianças, relações
quantitativas, medidas, formas e orientações
espaço temporais;
-
Ampliem a confiança e a
participação das crianças nas atividades
individuais e coletivas;
-
Possibilitem situações de
aprendizagem mediadas para a elaboração da
autonomia das crianças nas ações de cuidado
pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
-
Possibilitem vivências
éticas e estéticas com outras crianças e grupos
culturais, que alarguem seus padrões de referência
e de identidades no diálogo e conhecimento da
diversidade;
-
Incentivem a curiosidade,
a exploração, o encantamento, o questionamento, a
indagação e o conhecimento das crianças em relação
ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
-
Promovam o relacionamento
e a interação das crianças com diversificadas
manifestações de música, artes plásticas e
gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro,
poesia e literatura;
-
Promovam a interação, o
cuidado, a preservação e o conhecimento da
biodiversidade e da sustentabilidade da vida na
Terra, assim como o não desperdício dos recursos
naturais;
-
Propiciem a interação e o
conhecimento pelas crianças das manifestações e
tradições culturais brasileiras;
-
Possibilitem a utilização
de gravadores, projetores, computadores, máquinas
fotográficas, e outros recursos tecnológicos e
midiáticos.
Avaliação na Educação
Infantil
As instituições
de Educação Infantil devem criar procedimentos para
acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação
do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de
seleção, promoção ou classificação, garantindo:
-
A observação crítica e criativa das
atividades, das brincadeiras e interações das
crianças no cotidiano;
-
Utilização de múltiplos registros
realizados por adultos e crianças (relatórios,
fotografias, desenhos, álbuns etc.);
-
A continuidade dos processos de
aprendizagens por meio da criação de estratégias
adequadas aos diferentes momentos de transição
vividos pela criança (transição casa/instituição
de Educação Infantil, transições no interior da
instituição, transição creche/pré-escola e
transição pré-escola/Ensino Fundamental);
-
Documentação específica que permita às
famílias conhecer o trabalho da instituição junto
às crianças e os processos de desenvolvimento e
aprendizagem da criança na Educação Infantil;
-
A não retenção das crianças na Educação
Infantil.
Compreendendo que a avaliação é um processo
importante que possibilita ao professor analisar,
refletir e replanejar as suas ações pedagógicas,
realizando tomadas de decisão no sentido de
oportunizar o desenvolvimento de cada criança e do
grupo com o qual trabalha. Para tanto, é fundamental
avaliar a criança na sua totalidade, realizando
registros diários, descrevendo sua trajetória
(dificuldades e avanços) sua vivência na
instituição, bem como as intervenções pedagógicas
que se fizerem necessárias.
A síntese desse processo será divulgada na
presença dos pais ou responsáveis, semestralmente, por
meio de Relatório de Acompanhamento do Desenvolvimento
destas crianças, conforme cronograma previsto pela
escola.
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